segunda-feira, 21 de setembro de 2015

POR QUE AS POLÍCIAS MILITARES SE DESMOTIVAM ?

A cada dia que passa ouço amigos que trabalham comigo e em grupos que participo dizerem que vão apenas fazer o básico. Tenho medo. O que seria o básico para esses militares !? Andar de viatura, por a farda, atender uma ocorrência... Definitivamente, não sei. Mas o que sei que não quero viver em um local que as Polícias Militares façam apenas o básico. Eu não gosto do básico. Ninguém gosta do básico. Sempre queremos mais.

Mas por que vivenciamos tal situação ? Simples. Todos os dias podemos visualizar a depreciação da atividade policial. Todos os dias a atividade Policial Militar é colocada como errada e são comentários feitos por pessoas que são formadores de opinião que apenas querem o caos pelo caos e nada mais que isso. Não vejo esses formadores de opinião falarem bem das ações que são desencadeadas por dia em todas as cidades do nosso país. Há uma desmotivação enorme por parte dos Policiais Militares que além de verem a imagem da instituição manchada por opiniões errôneas que influenciam a opinião pública contra as ações.

Não sei o que seria desse país se não fosse as Polícias Militares. Não sei mesmo. Vivemos em um país que as leis são apenas para proteger criminosos. Já se produz uma lei que visualize o bem estar do "cidadão em conflito com a lei". Não se produz leis que venha a proteger o cidadão de bem. Pergunto aos senhores em que isso se redunda? A resposta é fácil. Não há respeito a nada. Não há respeito pela pessoa humana, pelo patrimônio alheio, pela vida alheia e a desconfiança na justiça sobressai a tudo. Não se leva a sério pelo não combatimento eficaz ao crime. Digo ainda que não é culpa do Judiciário, do Ministério Público, das Polícias... Sinto que seja a fraqueza do legislativo em endurecer a lei contra pessoas que não tem jeito. Até quando vamos achar que devemos tratar criminosos bem. A pena deve ser retributiva e preventiva e que o apenado se motive pelo ato cometido a não cometê-lo mais.

Não tem nada mais desmotivante que todos os dias prender os mesmos criminosos. Todos os dias levá-los a justiça e nada acontecer. Isso pelo fato de não termos leis fortes que realmente combata o crime.

Temos uma parte da mídia que adora ganhar dinheiro com a desgraça alheia e não é séria. Não temos educação de qualidade, não temos saúde de qualidade, incentivos fiscais que gerem benefícios, estamos em crise econômica e financeira, mas o que se vende é a prisão feita pela Polícia Federal, pela Polícia Militar, pela Polícia Civil. Há um gosto excêntrico pelo conhecer os erros dessas instituições que beira a loucura.

Um fator de desmotivação enorme é o peso do processo a qual o policial passa mesmo em ações legítimas que com certeza o fazem a pensar mil vezes em combater o crime veementemente. E ele se reflexiona assim: Será que compensa ? Será ? Muitos já estão deixando o combate aproximado de lado e buscando lugares mais tranquilos. O combate aproximado é bom e gostoso de se trabalhar, mas será que está compensando ? A resposta de muitos é não. O gasto que tais policiais militares tem em se desgastar com advogados, com pares, com inferiores, com superiores, com a sociedade, com a família trazem prejuízos de ordem psicológica talvez irreversíveis.

Apoiem nossas polícias nas ações. Não podemos perder esses homens que saem de casa para dar a cara a bater pra proteger a sociedade, pois no dia que a desmotivação for total não sei o que será de nós.

Thiago de lemes       

Um comentário:

  1. Realmente, a sociedade é muito hipócrita em relação a nossa Coorporação da Polícia Militar, esses militares deveriam ser aplaudidos todos os dias pela sociedade em geral, porque eles sim estão ai todos os dias combatendo a criminalidade e mantendo a ordem em geral, arriscando suas vidas dia após dia, sendo que todas suas ações são discriminalizadas pela sociedade/direitos humanos etc... Sempre que verem um Policial agradeça a ele pelo que ele faz por nós, pois ele sim é um HERÓI (E ainda, ele não tem apoio do nosso governo falido!)

    ResponderExcluir